7 Filmes que todo empreendedor precisa assistir

Gabriela Del Carmen, do Startups, sugere 7 filmes para empreendedores.  Conteúdo completo em:

https://app.startse.com/artigos/7-filmes-que-todo-empreendedor-precisa-assistir?utm_campaign=Newsletter%20Insights%20%7C%202022&utm_medium=email&_hsmi=208016326&_hsenc=p2ANqtz-9nvviqzMGdx5ykW73gWZrSsgD94H5yysWdjuog94qz-kpm4q_NBasuHKP1Qju4ajjQfWB70DifOeTFGhiwJeLIhmjmeA&utm_content=208016326&utm_source=hs_email

  1.  Upstarts: Netflix
  2. A Rede Social: Now
  3. Steve Jobs: Apple TV
  4. Joy, o nome do sucesso: Star+
  5. Something Venture: Youtube
  6. Startup.com: Youtube
  7. Fome de Poder: HBO Max

 

 

Palestra de Amy Webb “Tendências da Tecnologia 2022” no evento SXSW

AmyWebb

Palestra da “futurista” Amy Webb no evento da Tech Trends Report no “South by Southwest (SXSW) em Austin, no Texas.  No artigo da StartSe:

https://app.startse.com/artigos/sxsw-2022-amy-webb-tendencias-metaverso-biologia-sintetica?utm_term=14032022&utm_campaign=Newsletter%20Start%20Seu%20Dia%20%7C%202022&utm_medium=email&_hsmi=206779692&_hsenc=p2ANqtz–7hq7E5xCJiAD5eQqji4xltX6icnfeFCwFZj3wvuZOCUrTfPyEeVdNcubMblLFlUPuEhtftemFTUVzciWoRxgK2WDjnw&utm_content=206779692&utm_source=hs_email

apresenta a palestra.

“Quando Amy Webb fala, o mundo para e escuta. Professora da NYU Stern School of Business e CEO do Future Today Institute,  há 15 anos ela lança o Tech Trends Report no South by Southwest (SXSW), festival de inovação e tecnologia que ocorre em Austin, no Texas. A atração, uma das principais do evento, trouxe o que Amy vê se desenhando para o futuro. Em 2022, ela olha para 2027, 2032 e 2037 e apresenta as principais tendências que vão afetar a sociedade, os negócios e o consumo neste e nos próximos anos.

De metaverso, um dos grandes focos do festival, passando por trabalho e cultura, blockchain e biologia sintética, ela afirma que “você precisa usar as tendências para te ajudar a re-perceber o futuro. Para ajudar a influenciar o futuro.” Re-percepção, para ela, é a essência da criatividade, inovação e a qualidade essencial de bons líderes. Nesse contexto, unir tendências e re-percepção não é sobre prever o futuro e sim como lidar com as incertezas para tomarmos melhores decisões hoje. 

Com esse convite, para usar as tendências considerando resultados alternativos aos que imaginamos e também de reperceber a realidade, confira os destaques das projeções da pesquisadora para os próximos anos em três tópicos: inteligência artificialmetaverso e biotech. ”

Para acesso no Youtube (video de um pouco mais de 1 hora):

https://www.youtube.com/watch?v=VraDl8Gbbks&t=31s

 

 

O que é a Internet de Terceira Geração (WEB3)?

Internet WEB3

O que é Internet de terceira geração (WEB3)?  Neste vídeo da StartSe Sabrina Bezerra e Tainá Freitas explicam: “Essa é uma das grandes tendências para o futuro da internet. Depois de passarmos pela web1 e web2, a blockchain, descentralização de poder e privacidade dos dados são alguns dos pontos que formam esta nova etapa.

Link de video completo (3 min e 42 seg) no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=uNRxp41s7-c&t=1s

Resenhas filme e livro “Alice no País das Maravilhas”

 

Alice no país das maravilhas

Segundo a resenha do blog “Bons Livros para Ler” de Luiz Beaurepaire,  “como obra de ficção, Alice carece do enredo convencional que normalmente associamos a um conto coerente e unificado. No entanto, ler Alice não nos deixa com uma sensação de incompletude; Alice é muito mais do que apenas uma série de episódios desconectados. Na verdade, Alice é contada na forma de um sonho; é a história do sonho de Alice, contada do ponto de vista da terceira pessoa. Como Carroll escolheu um sonho como estrutura para sua história, ele estava livre para ridicularizar e satirizar as inúmeras máximas didáticas vitorianas na literatura infantil. Tudo é caótico, “Alice no País das Maravilhas” é um reino no qual a Rainha e o Rei de Copas, por exemplo, têm súditos que são um baralho de cartas, e onde todos os animais (exceto o porco / bebê) têm as atitudes irritantes, choramingas, reclamantes e irritantes dos adultos. É como se Carroll estivesse tentando frustrar a comunicação lógica e tentando transformar eventos extraordinários no que pareceriam eventos muito comuns no País das Maravilhas. As únicas leis em Alice parecem ser as leis do caos; tudo é absurdo. No entanto, um dos principais enfoques do romance é a relação entre o desenvolvimento da linguagem de uma criança e o crescimento físico da criança. No País das Maravilhas, o ilógico e irracional País das Maravilhas, a mudança repentina de tamanho tem um efeito psicológico de distorção em Alice, e isso se torna ainda mais misterioso pelo absurdo.”

Uma breve resenha do filme é disponibilizada por Carlo Chim (apenas 4 minutos) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1nWajS5-R0Q

Outras resenhas para completar a análise do livro e filme:

Blog “Ler Antes de Morrer” de Isabella Lubrano:

https://www.youtube.com/watch?v=1nWajS5-R0Q

Video Mario Cortella “Alice no País das Maravilhas e Matriz”:

https://www.youtube.com/watch?v=dpp3XFsTXnw

 

 

 

Resenha Livro “Uma breve história da humanidade – Sapiens” – Yuval Noah Harari

Sapiens LivroSem título

Segundo a resenha do Prof. Luccas Attílio:

https://www.velhaeconomia.com.br/2020/02/resenha-do-livro-sapiens-uma-breve.html

“A proposta do livro é descrever a história da humanidade de forma sucinta, desde os humanos caçadores e coletores até o presente momento. Para isso, Harari divide a história em 3 partes: revolução cognitiva (iniciada há 70 mil anos), revolução agrícola (iniciada há 12 mil anos) e mais recentemente a revolução científica (iniciada há 500 anos). A primeira representou o avanço do ser humano no domínio de técnicas rudimentares e no ato de pensar e se comunicar. A segunda o domínio se efetuou sobre algumas espécies de animais e plantas. Finalmente, a terceira revolução, a qual vivenciamos, são as inúmeras descobertas científicas e a utilização destas com o intuito de moldar o ambiente e melhorar as condições de vida… Talvez o ponto mais forte do livro seja sua teoria sobre os mitos. A história da humanidade é permeada por 3 mitos, sendo difundidos na ordem monetária, ordem política e ordem religiosa. A inter-relação e a conexão entre essas ordens cristaliza a ordem social e civil contemporânea. Destaque para a ordem monetária, fundamentada no dinheiro e nas suas ramificações, predominantemente na relação de credor e devedor.”

Resenha do livro Sapiens no blog especializado em literatura “Ler Antes de Morrer” de Isabella Lubrano:

https://www.youtube.com/watch?v=bokBTt6YN0k

 

 

Carros elétricos: mercado tradicional e o marketing da Tesla

Você sabe como a Tesla anda divulgando os novos produtos? Ou como o mercado tradicional vem olhando para os carros elétricos? Descubra neste episódio do Bom Dia Califórnia

Informe-se rapidamente sobre o que está acontecendo AGORA na região mais inovadora do mundo. Dos comerciais no Super Bowl a reciclagem das baterias, o movimento não deixa dúvidas: os carros elétricos vieram para ficar. Mas como as empresas tradicionais, como Ford e Volvo, estão se relacionando com esta tendência? E qual tem sido o posicionamento da Tesla? Conversamos sobre isso neste episódio do Bom Dia Califórnia, trazendo curiosidades da empresa do Elon Musk.

Ouça o podcast “Bom Dia Califórinia – 18/02/2022 – Carros elétricos, o mercado tradicional e o marketing da Tesla”  no Spotify ou Deezer para maiores informações sobre a divulgação e propagandas dos produtos da empresa de Elon Musk.

Conheça Melanie Perkins, CEO do Canva

Do site StartSe ” considerada uma das startups mais rentáveis do mundo, o Canva, a plataforma de design digital online que nasceu na Austrália, recebeu no final de 2021 um investimento de US $ 200 milhões e atingiu o marco de US$ 40 bilhões em valor de mercado. A plataforma possui mais de 60 milhões de usuários ativos em 190 países, desde autônomos e pequenas empresas até grandes organizações como PayPal, American Airlines e Salesforce. Razão boa o bastante para o Ghost Interview dar um pulo, literalmente, no outro lado do globo, em terras australianas para falar com Melanie Perkins, CEO e cofundadora da plataforma.

Melanie_Canvas

Antes do Canva, Melanie (Mel, para os íntimos!) abriu a Fusion Books, quando tinha apenas 19 anos, a ideia era parecida com a da plataforma de design, mas voltada para anuários – os Yearbooks – de colégios australianos. A empresa deu certo e, um pouco menos de 3 anos depois, Mel resolveu expandir o mercado: de colégios para, bem, qualquer tipo de usuário. Esse é o mote por trás do Canva: levar o design para não-designers  (assim como na semana retrasada, falamos sobre o IFTTT e a sua missão de levar inteligência artificial para não programadores). O resultado foram os números acima. Como ela chegou até ele? É o que você vai descobrir…

A Ghost Interview é um formato de storytelling criado pelo Morse, onde reunimos as principais entrevistas, vídeos e conteúdos de ícones que com certeza você gostaria de convidar para um jantar! Tentamos ao máximo manter as palavras e o contexto das entrevistas, mas as traduções ou mesmo adaptações podem gerar interpretações diversas. Por esse motivo compartilhamos sempre o link da íntegra das entrevistas e textos de onde extraímos os conteúdos.

Entrevista completa em ->

https://app.startse.com/artigos/conheca-melanie-perkins-ceo-canva?utm_term=18022022&utm_campaign=Newsletter%20Start%20Seu%20Dia%20%7C%202022&utm_medium=email&_hsmi=204407278&_hsenc=p2ANqtz-8WlN4t2Ag7pmRAJO8yo8G5giQda_m73-DaGH372J6F2ye5RFXNcqF6HiODIGJ1wjT5DE4HF1KZ2IxNVtgBWFBwp6CmPA&utm_content=204407278&utm_source=hs_email

Criticas filme “Nomadland”, ganhador de 3 estatuetas em 2021

Nomadland

O filme Nomadland, da diretora chinesa Chloé Zhao, narra a jornada de uma mulher na casa dos 60 anos que, depois de perder tudo na Grande Recessão, embarca em uma viagem pelo Oeste americano, vivendo como uma nômade moderna em um trailler depois de deixar sua casa no meio oeste dos Estados Unidos após a crise economica de 2008.

Ganhador dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Atríz (Frances McDormand) e Melhor Direção (Chloé Zhao) trata-se de um filme para não ser esquecido pois mostra acima de tudo relacionamentos humanos.

Segundo a crítica do site Adoro Cinema

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-271687/criticas-adorocinema/

” É um retrato honesto de uma parcela da população norte-americana, que enfrenta, diariamente, perigos, frio e pobreza. Seria muito fácil tratar essa história de forma exagerada, explorando tais dificuldades e problemas. Mas Zhao decide enxergar pelo outro lado, observar como os nômades vivem, se envolvendo entre eles, a fim de contar algo fiel. Então, a equipe (e a duas vezes oscarizada Frances McDormand) fez as malas, viajou por cinco estados, durante semanas, com câmera na mão.  O resultado é uma imersão completa, que não enxerga o dia a dia como problemático, mas simplesmente considera isso como um modo de vida. Alguns buscam aventuras, outros não tem opção, mas, juntos, formam uma comunidade que merece ter sua voz ouvida. Por mais que Nomadland seja a jornada de Fern em busca de aceitação e superação; é impossível desvinculá-la desse contexto, já que ela se envolve tão perfeitamente dentre seus “colegas de elenco”. Apenas David Strathairn também é um ator profissional, cujo personagem, felizmente, não cai no clichê. “

Já o site Omelete

https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/nomadland-passeia-pelas-ruinas-da-america-entre-o-melancolico-e-o-delirante

” Nomadland se oferece prontamente à discussão. De um lado, a história da viúva (Frances McDormand) que escolhe o nomadismo como estilo de vida é uma ode à liberdade, bem sintonizada com a tradição americana do desbravamento do Oeste, a jornada da conquista. Do outro, temos todo esse cenário de capitalismo tardio em que o trabalho precarizado e a crise imobiliária se assentaram de tal forma que já parecem parte da paisagem americana, quiçá um ponto turístico, e os críticos de Nomadland alertam para esse aceno à normalização, que acontece no filme com a benção da Amazon. “

O filme Nomadland pode ser assistido apenas pelos assinantes do Telecine.  Trailler para os interessados:

https://www.youtube.com/watch?v=_nOeh677C8U

Metaverso – Nike – Nikeland

Segundo Sabrina Bezerra, StartSe, “O metaverso chegou na loja física da Nike. Durante todo este mês, o primeiro andar da Nike NYC, localizada em Nova York, vai oferecer aos clientes a experiência da Nikeland – mundo virtual que a marca tem no Roblox. Na prática, visitantes poderão criar no metaverso seus próprios mundos e avatares por meio de realidade aumentada (tecnologia usada no jogo Pokémon GO, lembra?) na loja física. E o diferencial? As pessoas poderão vestir os avatares com produtos da Nike.”

Nikeland

Veja post completo em:

https://app.startse.com/artigos/nike-lanca-experiencia-do-metaverso-em-loja-fisica?utm_campaign=Plataforma%20StartSe&redirect_to=%2F