Texto do colunista da Folha de São Paulo Leão Serva: “O carro elétrico é um cigarro com piteira”

Recomendo a leitura do colunista Leão Serva “O carro elétrico é um cigarro com piteira”.  O acesso a coluna original pode ser feita pelo site da Uol ou da Folha (acesso restrito) ou no site da União dos Produtores da Bioenergia ( http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=1144357 ).

Abaixo a reprodução de alguns trechos colocando em dúvida o futuro de veículo como nós conhecemos atualmente:

“Os carros elétricos e híbridos foram estrelas do recente Salão do Automóvel de São Paulo. Todas as montadoras tinham algo para mostrar em propulsão alternativa, sugerindo a iminência de uma revolução tecnológica que permitiria a sobrevivência do automóvel sem os danos da poluição.
….
O carro elétrico é a principal tentativa de sobrevivência de um produto em fase terminal. É como o cigarro com piteira ou baixo teor de nicotina, com que a indústria do tabaco enganou a opinião pública no último quarto do século 20, um produto menos agressivo, mas que causava os mesmos cânceres.

A indústria automobilística já encara um futuro em que carros individuais serão produtos sem atração para os consumidores e sem lucratividade para os produtores. Os preços e as margens de lucro caem em todo o mundo, acompanhando a redução da demanda nos países mais desenvolvidos. As grandes montadoras querem associar sua imagem à mobilidade e não mais ao automóvel, oferecendo diferentes opções de novos produtos e serviços.
….
Aparentemente, o mercado norte-americano não se deixou seduzir pelo carro com piteira, ops, elétrico. O consumidor preocupado com a sustentabilidade percebe que a poluição é apenas um dano do automóvel, enquanto os outros seguem intocados. Já o consumidor que não foi convencido dos problemas, não tem razão para trocar uma tecnologia centenária por outra ainda por se consolidar.

Todas as grandes metrópoles têm um número de carros maior do que cabe em suas ruas. São Paulo é um exemplo perfeito: tem mais de 7 milhões de automóveis emplacados, mas apenas cerca de 10% deles circulam diariamente; quando mais gente tira seu veículo da garagem na mesma hora, a cidade para. Por isso, a velocidade do deslocamento no trânsito das grandes cidades é pouco maior que o do pedestre, semelhante ao da charrete e menor do que o de bicicleta, todas tecnologias antigas.

E aí reside a mentira de quem tenta vender os novos padrões de propulsão como solução: mesmo que todos os veículos atualmente em circulação fossem trocados por automóveis elétricos e autônomos, o congestionamento seguiria igual. Simplesmente não há lugar para eles, mesmo quando não poluem. Esse dinossauro vai ser extinto por falta de espaço.”

8 leituras de “ebooks” da Endeavor para as férias

Abaixo o link para acesso a 8 “ebooks” gratuitos da Endeavor mais acessados em 2016 com o sumário de 3 deles.  Se você ainda não se cadastrou na Endeavor não deixe de fazer.

https://endeavor.org.br/para-ler-nas-ferias-os-8-ebooks-para-empreendedores-mais-baixados-em-2016/?utm_campaign=empreendedores_news_19122016&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Somos ilimitados: não deixe a mente te convencer do contrário

Nada é impossível, mesmo que pareça. A experiência de Gustavo Ziller, no dia 02 de dezembro de 2016, com Alphonse Voigt, nos faz ter ainda mais certeza disso. Leia em 5 min.

4 técnicas para influenciar o comportamento do consumidor na sua tomada de decisão

Conheça os princípios por trás da arquitetura de escolhas e veja como aplicá-los no dia a dia do seu negócio para facilitar a tomada de decisão dos seus clientes. Leia em 4 min.

Conheça a FortBrasil: a empresa que luta contra a inadimplência empoderando o consumidor

Confira a história dos mais novos Empreendedores Endeavor, à frente da empresa que está revolucionando o mercado de crédito no Nordeste. E já tem planos de impactar o Brasil inteiro. Leia em 3 min.