Segundo Mack Inova – Feira de Ideias e Soluções

Inscreva sua ideia na 2ªMACK INOVA para concorrer a uma vaga na pré-incubadora de empresas Mackenzie, e receber todo o apoio para transformar sua ideia em um negócio.

Para se inscrever, baixe a ficha de inscrição no link www.mackenzie.br/mackinova.html , preencha com seus dados e descreva sua ideia. Depois de preenchida, enviar a ficha em anexo (nomeado com o nome do seu projeto) para o e-mail: incubadora.cdi@mackenzie.br com o assunto “Inscrição 2ª MackInova”

2o MACK INOVA

 

Ebook gratuido PLANEJAMENTO DE VENDAS INTELIGENTE – Endeavor

Existem épocas do ano em que você vende muito mais, as lojas enchem e o estoque esgota. Pode ser perto do Natal, nas férias, no inverno ou mesmo aos fins de semana: cada um tem o seu calendário próprio de vendas.

Mas, como você se prepara para aproveitar ao máximo esses períodos e vender muito mais?

Para te ajudar com esse desafio, a Endeavor, em parceria com o SEBRAE, criou o eBook de Planejamento de Vendas Inteligente.  Baixe grátis no link:

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F6588%2F1473457741ebook_sazonalidade.pdf

ebook_planejamento_vendas_endeavor

Nele, você vai:

  • Entender a sazonalidade do seu produto ou serviço por meio da progessão de vendas
  • Direcionar seus recursos para aproveitar os picos de venda
  • Criar um plano de marketing adaptado a esse calendário
  • Aprender a gerenciar seu estoque e fluxo de caixa para vender mais

Além disso, você ainda aprende a usar a planilha de projeção de vendas, criada pelo professor de empreendedorismo do Insper, Marcelo Nakagawa.

Ferramentas e cursos online úteis para empreendedores

O acadêmico Glauco Moraes apresenta 3 links com dicas e ferramentas muito interessantes para o aprendizado e prática de empreendedorismo:

1. Site Medium.com: 300 links gratuitos para empreendedorismo

https://medium.com/brasil/trezentas-coisas-gratuitas-e-sensacionais-para-empreendedores-e-startups-4d054afd6395

Site Medium Empreendedorismo

2. Ferramenta Simuladora de Projetos Empreendedores GOVENTURE

http://goventure.net/products/entrepreneur.html

goventure

3. Artigo Exame Abril com 10 cursos online para empreendedores iniciantes

http://exame.abril.com.br/pme/noticias/10-cursos-online-e-gratuitos-para-empreendedores-iniciantes

Artigo exame 10 ferramentas empreendedoras

De cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos.

Segundo o Portal UOL Economia Empreendedorismo ( http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2016/09/14/de-cada-dez-empresas-seis-fecham-antes-de-completar-5-anos-aponta-ibge.htm ) “de cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos”.

O texto ainda destaca: ” Das 694,5 mil empresas abertas em 2009, apenas 275 mil (39,6%) ainda estavam em funcionamento em 2014. Após o primeiro ano de funcionamento, mais de 157 mil (22,7%) fecharam as portas. O estudo não investiga os motivos para o fechamento, diz a analista do IBGE Katia Medeiros Carvalho, mas aponta que a sobrevivência das empresas tem relação direta com o tamanho delas. Empresas com mais empregados tendem a permanecer mais tempo no mercado, enquanto as de menor porte têm taxas de sobrevivência mais baixas.”

Com certeza a melhoria deste indicadores só será possível com um Educação e Ecossistemas mais Empreendedores nas nossa escolas e universidades.  Não se esquecendo do papel do governo (tanto executivo como legislativo) como agente facilitador para os novos negócios.

Palestra de Empreendedorismo na XXVIII Semana de Engenharia

Durante a XXVIII Semana de Engenharia do Mackenzie acontecerá a do aluno empreendedor Augusto Aielo.  O evento acontecerá no dia 15/9, às 15 horas, no Ruy Barbosa.  Veja CARTAZ PROMOCIONAL.

POSTER PALESTRA - e-mail

Augusto é um empreendedor nato. Foi nosso aluno da Engenharia, depois migrou para o curso de Administração,  mas sempre muito idealista e realizador.

Ingressou na incubadora de empresas do Mackenzie com o projeto RFIX e hoje é sócio da Soul Urbanismo, onde desenvolve projetos de parklets em São Paulo.

Vai contar a sua história de vida, falar sobre seus valores e motivações, que tenho certeza será inspirador para outros jovens alunos.

O evento será no período da tarde, o auditório é grande, e não é necessária a  inscrição prévia, basta comparecer.

Artigo Internet da Coisas – Revista HSM

A revista HSM, na sua edição 101 (Nov / Dez 2013) publicou o excelente artigo sobre Internet das Coisa (IoT) descrevendo o potencial de negócios da nova tecnologia. Veja artigo completo abaixo:

Inovação IoE 38-45_INO-Cisco

Sinopse do Artigo: ” O mundo está vivendo um momento de transição de mercado, com o surgimento de uma nova tecnologia: a internet de todas as
coisas (IoE, na sigla em inglês). Agora as conexões englobarão a
comunicação P2P (pessoa a pessoa), P2M (pessoa a máquina) e
M2M (máquina a máquina). Isso significa que objetos, animais, vegetais
e minerais passarão a ter acesso à rede mundial de computadores,
enviando dados captados por sensores, e que, a partir daí, será possível tomar decisões. Tal tecnologia deve representar um choque de eficiência em diversas
atividades, entre as quais o agronegócio, a energia, a saúde, a educação. Esse movimento tem menos de um ano de existência – é uma evolução da internet das coisas (IoT)– e está sendo liderado pela gigante multinacional da tecnologia
Cisco Systems.”

Filme Chappie

O acadêmico Omayr Zanata recomendou o filme Chappie abordando questões éticas da robótica e inteligência artificial.  Considerando ser um filme de ficção, os aficionados por tecnologia e ficção científica irão apreciar.

O trailer do filme pode ser encontrado no link:

http://www.imdb.com/title/tt1823672/

No Youtube pode-se encontrar o trailer nacional e o filme completo (baixa qualidade).

chappie

Série “Shark Tank Negociando com Tubarões” – Canal Sony

O acadêmico Danilo Fraga sugeriu a série “Shark Tank Negociando com Tubarões” do canal pago Sony.  Trata-se de um reality show norte-americano com magnatas interessados em dar apoio financeiro a grandes ideias de empreendimento. Mas para garantir o investimento necessário, os empreendedores terão que convencer estes verdadeiros “tubarões” dos negócios.

Acesse o  para ver programação e detalhes.

Link -> http://br.canalsony.com/programas/shark-tank-negociando-com-tubaroes

Shark Tang